lapsos de memória

[qui] 30 de março de 2017

é grave. a imagem dela vem… mas qual é mesmo o nome? ok, isto acontece. mas ultimamente tem acontecido demais… não lembrar o nome. nem quando eu fumava dois ou três finos por dia era assim. é recorrente e cada vez mais forte, assustadoramente, como aquela vez que a pessoa me cumprimentou, ela me conhecia, sabia meu nome, tinha algo de íntimo nela… como ela me tratou, calorosamente e de forma franca, aberta… devíamos nos conhecer e ter uma certa intimidade (o que é um tanto quanto lento comigo e isto me levou a crer que nossa relação não era curta) ou não (e esse ar de intimidade era apenas o jeito dela caso ela fosse do tipo de pessoa que diz oi e já é tua amiga de infância), mas isto não vem ao caso, porque ela me conhecia, sabia meu nome. e eu não, não sabia quem ela era. era pra mim uma pessoa estranha. apesar de toda cortesia, algo em mim foi frio, não me conectei, não refiz nos fios da memória o nosso laço… eu ignorava ela. eu apaguei, deletei. o assustador era eu.

esqueço diariamente os horários das aulas, a sequência da turmas… esqueço o dia da semana e/ou do mês. anoto no quadro, saio de sala, entre noutra, esqueço tudo de novo… esqueço o número do telefone de casa…

digo que minha memória é seletiva… o que é um tanto verdade, porque algumas coisas quando resolvo gravar mentalmente… eu não esqueço. mas o nome dela eu esqueci, será que é porque eu não optei por gravar? e deixei ali naquela zona aberta à desmemória?

dez horas depois tu lembra. e pensa… puta merda, era isso, na cara, tão fácil.

***

o editor diz que há dez rascunhos abandonados… esperando por edição.

isto sem contar as notas soltas no pc e no celular.

***

estou lendo: “O dilema de Hamlet: O ser e não ser da consciência” – Mauro Iasi – Ed. Viramundo

“Ser ou não ser, eis a questão: será mais nobre/ Em nosso espírito sofrer pedras e setas/ Com que a Fortuna, enfurecida nos alveja/ Ou insurgir-nos contra um mar de provações;/ E em luta pôr-lhes fim?”

images (2)

André Kertész – Bathing, Dunaharaszti

 

Deixe um comentário

