exercício de aproximação e distanciamentos

[ter] 14 de fevereiro de 2017

primeiro dia de aula, enfim. eu quase sem voz. mas contente por voltar.

e das palavras amontoadas por alguns dias… lembra, eu comecei dias atrás… hoje saiu assim… pera, eu sei, antes preciso dizer que vai sofrer algumas modificações aqui e ali, mas por enquanto é isso:

 

exercício de aproximação e distanciamentos
eu sempre estava lá,
só não sabia eu,
que eu quase nunca estava,
salvo em raras exceções,
quando emergia do âmago
a mais profunda das criaturas
e no mais a mais
era um corpo vazio à deriva
um espírito alheio,
um espiral, um redominho
desses dias quentes de janeiro
no mais a mais
era eu habitante,
o próprio mundo estrangeiro.
eu não estava pronto,
nunca estiverá
pra ser o porto da chegada
para ser o porto de partida.
mas quem está?
eu me ignorava ilha
era um continente deserto
um emaranhado de sinapses
uma porção de medos,
destes que todos os seres adultos
tem, por detrás dos olhos.
eu era um mapa perdido,
e não chegaríamos a lugar algum,
nos perderíamos pelo peso da noite,
dessas submersas em nevoeiro.
mas pelo acaso dos passos em falso
deu-se o fato, ela diante
de minhas ruínas.
e há certa beleza em destroços
de outra era,
artefatos desconhecidos…
feridas abertas
de povos adormecidos
eu sempre estiverá lá,
só não sabia eu,
narrar na língua dela,
as geografias da paz
e as estórias doutrora…
dos tempos de guerra.
nu, em terra neutra,
naufragava em silêncios,
escrevia no escuro,
enrodilhava-me, caracol,
nos próprios músculos ininteligíveis.
eu estava lá,
só não sabia eu,
que nunca estava
por inteiro,
parte de mim escapava
andarilho,
pedregulho
erro…
a sede que em nenhuma gota há
de encontrar cura.

Deixe um comentário

