deslarguem-me! tem dias… e as marteladas persas.

[seg] 30 de maio de 2016

encantado com este blogue <certas palavras>, de marco neves, sobre a nossa língua portuguesa-galega. sigo lendo diariamente… e como escreve bem este rapaz:

«Bem, isto já vai longo. Tudo começou com uma pergunta do meu irmão, ali no café da Fnac do Vasco da Gama, e acabou no latim antigo, a ser simplificado por esse Império fora. E ainda fomos à Pérsia, à China, à Rússia — e, se não estou enganado, à Indonésia.

O que querem? Acho tudo isto interessantíssimo e não me canso de passear pelo mundo, com esta desculpa saborosa de perceber melhor a linguagem do estranho animal que é o ser humano.»

***

isto me remete ao ensino médio, quando eu matava aula para ir ler sobre história da língua portuguesa na biblioteca da escola. bons tempos… saramago, guimarães, camões, vinicius de moraes, drummond, manoel de barros, e tantos outros…

***

greve do transporte coletivo. não irei para escola amanhã. nota mental: por em dia todas as aulas, diários e avaliações d@s alun@s.

