pacato cidadão

[ter] 29 de abril de 2014

dez minutos para anotar as coisas da manhã:

Acordei determinista. Não sei bem de onde vieram estes pensamentos – e a sensação por eles provocada. Se foi a péssima alimentação noturna, se foi sono rarefeito, curto e de má qualidade. Mas o fato é que acordando, e ainda submergindo do mergulho profundo, entre sonhos/pesadelos e a realidade nua e crua, eu, ali, deitado naquele chão, sobre aquele colchão estreito e finíssimo, tão espartano… Sozinho no mundo. Acordei, e a primeira impressão é que nada muda, as pessoas não mudam, eu não mudo… a utopia, c’est la fini.

MAS ACORDA, RESPIRA FUNDO, E É HORA DE SAIR DO CHÃO E COMEÇAR… VOCÊ NÃO É UM DELES PARA SE DAR O LUXO DE ACHAR QUE NADA MUDA E QUE TODOS ESTÃO PERDIDOS. O MUNDO AINDA É ‘BÃO SEBASTIÃO… E O TRABALHO DE HOJE É GRANDE E PRECISA SER BEM FEITO… POIS A LIBERDADE, NESTA ESTÓRIA TODA, NÃO ESTÁ EM NÃO FAZER O TRABALHO – OU ADIÁ-LO DE FORMA ANGUSTIOSA -, MAS FAZÊ-LO DE FORMA QUE SEJA TÃO PROFUNDO NA SUA SUBVERSÃO QUE AO FAZÊ-LO JÁ SE FAÇA OUTRA COISA… QUE O TRABALHO ALIENADO DE HOJE SEJA A CUNHA DIÁRIA, O MOMENTO REVOLUCIONÁRIO, NESTA ESTRUTURA EM RUÍNAS.

CITAÇÕES:

“a nossa completa ignorância e falta de habilidade em se adequar ao que está posto, o que nos salvou foi a gente ser um ninguém durante um bom tempo de nossas vidas”. Criolo.

“Há um quadro de Klee intitulado Angelus Novus. Representa um anjo que parece preparar-se para se afastar de qualquer coisa que olha fixamente. Tem os olhos esbugalhados, a boca escancarada e as asas abertas. O anjo da história deve ter este aspecto. Voltou o rosto para o passado. A cadeia de factos que aparece diante dos seus olhos é para ele uma catástrofe sem fim, que incessantemente acumula ruínas sobre ruínas e lhas lança aos pés (…)”.
Walter Benjamin, Gesammelte Schriften, I, 2, “Über den Begriff der Geschichte”, p. 697 (tradução de João Barrento, in O Anjo da História, p. 13). 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: