Las manos del Día

[sex] 9 de janeiro de 2009

10h18

uma noite fria arranhando esta garganta!
dão-me alguns minutos para escrever sobre o breve espaço da manhã:

mais um dos longos dias me aguarda,
um dia de cada vez,
todos iguais.

quantas surpresas seremos hoje?

o gatuno preto e branco mira-me,
por um só instante, dentro deste peito.
indaga sobre os passos,

vou ao café e deixo-o
em seu sonho branco de sofá.


hoje, ontem e amanhã:

uma senhora me mira
uma criança me mira
uma mulher me mira
um homem me espera,

enquanto visto a armadura dessa era,
abro o peito para as coisas desse mundo
construo nossa sina nessa jornada humana

e vivo a coragem de ser gente,
o amor [tão cheio de formas],
e a humildade [sabedoria maior]!

e se ouso esquecer por um instante,
da graça da vida presente
em tudo e todos,

uma senhora me vela
uma criança me aguarda
uma mulher me ama!
um mundo me anseia

e o homem presente, passado
e porvenir luta por ser!

avante!

—-

Veo las plantas, las personas vivas,
las ramas del recuerdo,
el saludo en los ojos de las cosas,
la cola de mi perro,

Veo el silencio de mi casa, abierto
a mi voz, y no rompo las paredes
con un grito de piedra o de pistola:
ando por el terreno que conoce mis pies,
toco la enredadera que subió
por los arcos oscuros de granito
y resbalo en las cosas,
en el aire,
porque sigue mi sombra en otra parte
o soy la sombra de un porfiado ausente.

La sombra. Las manos del Día. Neruda, Pablo (1968).

—-

… me vou a luta, me gusta aprender enseñando. e aos meus pais. obrigado.


11h00

gostaria de conhecer suas avós.
isto me lembra julio cortázar.
como sempre vou em atraso,
mas vou – com raios dentro do peito.
sou poeta. sou teu, sou do mundo… ‘té.

Deixe um comentário

